Casa Organização 28.02.13

Não sei se já perceberam, mas sou meio neurótica por organização. De vez em quando, tiro tudo dos armários da cozinha e reorganizo as coisas de uma maneira mais prática.

O processo não é nada rápido, normalmente levo um dia inteiro para dar essa geral, mas no final, vale a pena! Fico “quebrada”, mas feliz com a cozinha em ordem e funcional!

2013.02.28_Como Arrumar os Armários da Cozinha

Como eu faço?

Bom, primeiro eu tiro item por item dos armários e espalho tudo sobre a mesa de jantar e às vezes até sobre um pedaço forrado do chão. Já tento colocar os objetos agrupados por funcionalidade, como por exemplo, todas as panelas juntas, todas as tupperwares juntas, tudo que é louça junto e assim por diante.

Depois separo para reciclagem os potinhos de plástico que estão sem tampa, ou que por algum motivo estão manchados, ou aqueles que a gente ganha quando compra um queijo e muitas vezes são tão pequenos que não servem para guardar nada.

O que está parado, só ocupando espaço, também vai para doação. Com tudo selecionado, lavo o que eventualmente precisa ser limpo e começo a rearrumar os armários.

QUAL O LUGAR IDEAL PARA CADA COISA?

Sei que nem sempre a gente consegue guardar tudo no lugar mais adequado, mas sempre que possível, procuro seguir o seguinte:

Talheres, facas e outros utensílios para o manuseio de alimentos devem ficar preferencialmente próximos da pia. Se der para ficar numa área intermediária entre ela e o fogão, melhor ainda.

Também próximos da pia, devem ficar louças e utensílios de aço inoxidável, para que sejam guardados com facilidade depois de lavados.

Panelas, assadeiras e formas sempre próximas do fogão e forno, claro! Podem ficar em uma prateleira da seguinte forma: pegue as retangulares e acople uma dentro da outra. Depois faça o mesmo com as redondas e as que têm um furo no meio. Veja se dá para empilhar as furadas sobre as redondas e estas sobre as retangulares. Mesmo que fiquem inclinadinhas, não tem problema. Só não podem despencar.

Os meus copos ficam próximos à mesa da cozinha, para facilitar a circulação, organizados por frequencia de uso e em fileiras que começam e terminam com o mesmo tipo de copo. Há quem diga, no entanto, que devem ficar próximos à geladeira ou filtro, enfileirados por ordem de altura, com a boca para baixo para não pegarem pó. Veja o que fica melhor para você.

Eletrodomésticos também ficam em armário separado ou sobre a bancada para facilitar o dia-a-dia. E os mantimentos… bom, acho melhor reservar um outro post só para organização da despensa. Essa merece atenção exclusiva!! ; )

Foto: Reproduação

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 Comentários

  1. Luciana disse:

    Adorei a dica.
    Você saberia dizer onde encontro essas prateleiras moveis, tipo as da foto? É isso que preciso para organizar meus armários….

    Abraços!
    Luciana.

    • Fabiana Bellentani disse:

      Oi, Luciana! Fico feliz por ter gostado das dicas e pelo seu feedback! Obrigada!
      Essas prateleiras móveis, como as da foto, são aramados chamados de “ganha espaço”. Para compra online, existe a LOJA OZ (o link para os aramados é esse aqui: http://www.lojaoz.com.br/ch/cat/967/ganchos—suportes.aspx) e a Aramado.com (o link para os aramados é esse aqui: http://www.aramado.com/prod,IDLoja,4458,IDCategoria,78980,ganha-espaco) com ótimas opções e preços. Se estiver em São Paulo, no bairro de Pinheiros, está a Rua Paes Leme, conhecida por vender tudo que você imagina de aramados. Nela, você provavelmente também encontrará bons produtos (só tenha atenção com o acesso na região, pois esse pedaço está em obras).
      Se precisar de mais dicas, estou por aqui, ok?
      Abraços!

    • Luciana disse:

      Brigadão pelas dicas!
      Adorei o site, pena que é em São Paulo e eu sou do Rio, assim o frete fica meio caro.
      Achei um bem legal tb na revista de casa do Avon esse mês. Vou comprar pra ve se meu armario fica igual o da foto rsrs
      Abraços!
      Luciana.

    • Fabiana Bellentani disse:

      Oi, Luciana! Obrigada por compartilhar a dica com a gente! Muito bom saber que a revista casa da Avon também tem a opção! Depois manda a foto do seu armário para a gente ver!! Abraços!

  2. Camila disse:

    Fabi, adorei sua dica de como organizar armários. Adoro tirar tudo do armário e ficar organizando tudo para mim é uma higiene mental. Vou seguir suas dicas.

    • Fabiana Bellentani disse:

      Oi, Camila! Para mim também é! Sou meio neurótica por organização e quando começo a me enroscar nas coisas cada vez que tenho que pegar algo do armário, tiro tudo para fora mesmo! Hora de reorganizar! Você me entende, né? rs!

  3. Elida Tamara Macedo de Paiva disse:

    Oi Fabi, tb gosto de organização! Gostei demais desses posts de organização de armários de quarto e cozinha. Agora vou precisar mesmo das suas dicas pq estamos nos mudando para uma casa menor, e se não tiver organizado, será difícil rs… Mas eu vou conseguir arrumar tudo!
    Bjs :)

    • Fabiana Bellentani disse:

      Oi, Elida! Se fizer aos pouquinhos, dá certo! Às vezes a gente acha que um espaço menor não será suficiente para tudo que temos, mas a gente se surpreende com o tanto de coisa que guardamos sem necessidade… Quanto menos espaço a gente tiver sobrando, menos tranqueira a gente junta!! Bjs!

  4. Maiara Marini disse:

    Fabiana qual a altura desse armário aéreo? a organização ficou ótima!

    • Fabiana Bellentani disse:

      Oi, Maiara, tudo bem? Meus armários altos de cozinha têm 1m de altura, mas essa medida pode variar em função de alguns fatores. O primeiro é a distância que esses armários devem ter das bancadas: tem que ser de 50cm a 60cm. Se você tem muita coisa para guardar, como eu, o ideal é que você ganhe espaço fazendo com que eles sejam grudados no teto, mesmo havendo uma tendência de se deixar um vão entre ele e o início do armário. Os projetistas defendem que a altura máxima que a gente alcança sem a ajuda de uma escada é de aproximadamente 1,80m, o que significa que qualquer prateleira mais alta que isso deixa de ser prática, o que é verdade. Mas se você usá-las para guardar itens que são utilizados com menos frequência, são uma mão na roda! Espero ter ajudado! Bjs!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


© 2012-2013 home 4 two | Todos os direitos reservados | powered by wordpress | tema por xcake