Limpeza 18.06.13

Sabe aquelas manchinhas amarelas de suor que a gente normalmente percebe em roupas claras? E quando além da mancha, aquele cheirinho desagradável também fica impregnado na roupa? Muita gente acaba nunca mais usando a peça porque não sabe como tirar esse tipo de mancha. Mas saiba que não é impossível, basta usar o método correto e o produto adequado!

2013.06.18_Mancha-de-Suor

Eu particularmente gosto de usar dois tipos diferentes de produtos: um produto de pré-lavagem e um alvejante com oxigênio ativo. A marca Vanish possui os dois tipos e são muito bons.

Quando a mancha é mais leve, aplico o pré-lavagem sobre a mancha, deixo a roupa de molho em água morna e, em seguida, lavo a peça normalmente. Quando a roupa é branca e a mancha mais resistente, uso o Vanish em pó. Faço uma pasta com um pouquinho de água, conforme orientação da embalagem, e aplico diretamente sobre a mancha. Deixo só por alguns minutos e depois lavo normalmente, se possível com a temperatura máxima permitida para aquele tipo de roupa. Se a roupa for colorida, uso apenas o pré-lavagem. Essa pasta é tão “poderosa” que acaba desbotando a cor da peça.

Outra coisa que gosto de fazer em dia ensolarado é quarar a roupa… Aposto que nem todo mundo sabe o que isso significa, né? Quarar a roupa é deixar a de cor branca ou clara (também toalhas, lençóis, etc) já lavada e ensaboada (com sabão de pedra) exposta ao sol para ficar com o branco “que sua família merece”… Aprendi com minhas avós e mãe. O único problema é que dependemos de sol e espaço para abrir a peça, o que nem sempre a gente consegue, seja por causa do horário que normalmente fazemos a lavagem, ou porque o espaço da casa/apartamento não permite. Mas se puder, faça porque funciona!

Outra forma de usar o alvejante com oxigênio ativo para a mancha de suor é a seguinte:

1. Separe a peça suada o quanto antes. Encha uma bacia com água morna, coloque a peça e deixe de molho por 10 minutos para abrandar a mancha.

2. Retire a roupa, troque a água da bacia por água morna limpa e adicione a quantidade recomendada de alvejante à base de oxigênio.

3. Dissolva completamente o alvejante com oxigênio ativo na água e coloque a peça, que deve ficar completamente imersa. Esfregue a área manchada com cuidado.

4. Deixe de molho por mais 30 minutos, depois enxágue com água fria. Assim que a mancha sair, lave na temperatura mais alta recomendada na etiqueta.

Uma dica caseira para esse mesmo propósito é passar uma esponja com uma solução de 15ml (1 colher de sopa) de vinagre branco para 250ml de água morna, depois enxaguar e lavar normalmente. Se a peça não puder ser lavada, passe a esponja umedecida com a solução (primeiro teste a firmeza das cores) e depois lave a seco.

Outros métodos caseiros são os seguintes:

1. Para manchas leves, passe o sabão seco no local manchado antes de molhar o tecido, deixando agir por algum tempo. Depois, proceda à lavagem.

2. Para manchas maiores, siga o mesmo procedimento acima, mas exponha a parte manchada ao sol.

3. Se o suor alterou a cor do tecido, aplique amoníaco na manchas recentes e vinagre branco nas antigas, enxágüe. Lave usando a água na temperatura mais alta considerada segura para o tecido.

E o mau cheiro?

Para tirar o cheiro de suor, use um desinfetante que não seja agressivo à roupa (um que não tenha ácido). Antes de molhar a peça, coloque um pouco de desinfetante na parte malcheirosa, deixando ficar por mais ou menos 1 hora. Depois é só lavar normalmente a roupa, que depois de limpa, o mau cheiro terá ido embora.

Alguém tem mais dicas?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 Comentários

  1. Isabele disse:

    Olá o seu blog é muito interessante, organizado e bem agradável.
    Sobre manchas de suor, eu já usei limão diretamente sobre as roupas brancas, lavei em água morna e funcionou. Salvei a roupa!

  2. Beatriz disse:

    Bom dia Fabiana!

    Gostaria de saber o nome do produto desinfetante (sem ácido) que você utiliza.

    Obrigada,

    Beatriz

    • Fabiana Bellentani disse:

      Oi, Beatriz, tudo bem? Eu não tenho uma marca de desinfetante específica. Normalmente o que faço é ler a composição do produto até encontrar um que não tenha o ácido. Da próxima vez que for ao supermercado, farei a pesquisa para você. Acredito que se olhar “na carinha da embalagem” consigo lembrar de alguma marca que já tenha utilizado. Te mando a indicação por aqui e por email, ok?
      Bjs!

  3. Fabiana Leal disse:

    Fabi, recebi a dica do Ypê rosa (ele é multiuso, para roupas e para a casa tb). Lá em casa não temos problemas com manchas de suor, mas em compensação temos com sujeiras típicas de crianças (tinta guache, brigadeiro, pirulitos). Sai mais barato q o vanish (custa em média R$ 2,20) e funciona!
    Bjs, Fabi Leal

  4. Cris disse:

    Não pude deixar de ler o post de hoje, mesmo depois de um dia atribuladíssimo…e digo se tivesse lido cedo, como sempre faço não tinha sofrido tanto em lavar as roupas hoje a noite, acabei de lavar as roupas e as camisetas do maridão estão tristes…fica para próxima lavada!!! Bjs Fabi


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


© 2012-2013 home 4 two | Todos os direitos reservados | powered by wordpress | tema por xcake