A gente já deu algumas dicas de organização do cardápio semanal, mas uma coisa que funciona super bem em casa, tanto no preparo da refeição como na escolha do que vamos comer, é o congelamento de alimentos. Como eu e meu marido preferimos uma comidinha caseira aos congelados industriais, de tempos em tempos preparamos alguns dos pratos e complementos que gostamos e congelamos já na porção exata que vamos consumir.

E nesse processo todo, além de outros quesitos que aos poucos vou dividir com vocês, o tipo certo de embalagem para o congelamento é fundamental para a apresentação, duração e sabor do alimento. Como existem no mercado tanto embalagens flexíveis como rígidas, achei melhor dividir o assunto em dois posts diferentes: hoje é vez das flexíveis e amanhã das rígidas. O importante nos dois casos é que o material utilizado seja resistente à baixa temperatura (claro!) e consiga isolar hermeticamente o alimento. Ah, e quanto menos espaço ocupar no congelador, melhor!

As flexíveis mais práticas e comuns para congelamento são as seguintes:

2013.07.04_Embalagen-Flexíveis-de-Congelamento

PAPEL ALUMÍNIO: É o mais usado no congelamento. Sem dúvida nenhuma é o mais versátil de todos, pois resiste à baixa temperatura do congelador e pode ser colocado direto no forno depois. Serve para separar os alimentos em camadas, embrulhar porções e vedar formas. Não pode ser reutilizado.

SACOS PLÁSTICOS DE POLIETILENO: São os saquinhos Ziplock que a gente está acostumada a ver nos supermercados. Servem para todos os tipos de alimentos, pois são atóxicos. Adoro esses saquinhos! São muito práticos!

FILME DE PVC: Usado para vedar, adere facilmente ao alimento. Também muito prático, é encontrado em rolo, como o papel alumínio.

FORMAS E BANDEJAS DE ALUMÍNIO DESCARTÁVEIS: A gente usa bastante esse tipo de emabalagem, principalmente para congelar carnes preparadas com molhos. Elas servem tanto para alimentos crus, como cozidos. Podem ser usadas para assar o alimento, guardá-lo no congelador e levá-lo diretamente de volta ao forno. E tem de vários tamanhos, o que também ajuda na organização do congelador.

PAPEL MANTEIGA: Serve para isolar o alimento em camadas ou fazer pacotinhos, que depois devem ser colocados em sacos plásticos ou embrulhados em papel alumínio, para que o alimento fique perfeitamente vedado.

Nossos preferidos aqui em casa? Os saquinhos de plásticos e as bandejinhas de alumínio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 Comentários

  1. Cris disse:

    Adorei o post e mais uma vez vc arrasou! E meu deu uma grande ideia, congelar comidinha para o maridão!!! Tenho dúvidas, a elaboração da comida é da mesma forma? Tem algum processo? Bjs Fabi

    • Fabiana Bellentani disse:

      Oi, Cris! Você é uma fofa! A comida é preparada do mesmo jeito, como se fosse comer logo depois de pornta. Aqui em casa a gente normalmente congela feijão, verduras refogadas, carnes com molhos ou aceboladas, kibes, etc. Na hora de comer, só tiramos do congelador, se for o caso, passamos para um recipiente de vidro, descongelamos no microondas e a refeição está pronta! Facilita demais a vida! Bjs!

  2. […] Um pouco sobre embalagens flexíveis para congelar alimentos. […]

  3. Sabrina Mix disse:

    Que legal, Fabi!

    Li tudo e no final acabei escolhendo os mesmos que vocês. Massa!

    Parecem ser a ótimos mesmo.

    Beijos e sucesso!!!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


© 2012-2013 home 4 two | Todos os direitos reservados | powered by wordpress | tema por xcake