Casa Green Living 26.02.13

Responda rápido: isopor é ou não reciclável?

Não sei quanto a vocês, mas toda vez que preciso jogar as bandejinhas do supermercado, não sei se as descarto no cesto dos recicláveis ou no dos não recicláveis… Nós fazemos, em casa, a seleção de todo o lixo que produzimos e vira e mexe nos deparamos com dúvidas como esta e de como o lixo deve ser preparado antes do descarte.

Com o fluxo de informações que temos hoje, já ouvi todo tipo de orientação que você possa imaginar: que isopor não se recicla, que não se deve lavar as embalagens antes de descartá-las pois o que se gasta de água não compensa a reciclagem, que pilhas devem ser descartadas separadamente, um monte de coisa, parte correta e outra, nem tanto…

Para não ficar mais com dúvida, fui atrás de informações que servem para todas nós!

2013.02.26_Reciclagem

O QUE PODE E O QUE NÃO PODE SER RECICLADO?

Todo mundo sabe dizer que papéis, plásticos, metais e vidros são recicláveis. O que muita gente não sabe é que nem tudo desses materiais pode ser jogado nos cestos coloridos que estamos acotumadas.

O que pode então? O seguinte:

Título-Papel

RECICLÁVEL: papéis de escrever (cadernos, papéis de escritório em geral); papéis de impressão (jornais, revistas); papéis de embalagem (papéis de embrulho em geral, papel de seda, etc.); papéis para fins sanitários limpos (papéis higiênicos, papel toalha, guardanapos, lenços de papel); cartões e cartolinas (caixas de papelão e cartolinas em geral) e papéis especiais (papel kraft, papel heliográfico, papel filtrante, papel de desenho).

NÃO RECICLÁVEL: papel vegetal, papel celofane; papéis encerados ou impregnados com substâncias impermeáveis; papel-carbono, papéis sanitários usados; papéis sujos, engordurados ou contaminados com alguma substância nociva à saúde; papéis revestidos com algum tipo de parafina ou silicone; fotografias; fitas adesivas e etiquetas adesivas.

Título-Plástico

RECICLÁVEL: todos os tipos de embalagens de xampus, detergentes, refrigerantes e outros produtos domésticos; tampas plásticas de recipientes de outros materiais; embalagens de plástico de ovos, frutas e legumes; utensílios plásticos usados, como canetas esferográficas, escovas de dente, baldes, artigos de cozinha, etc.; plásticos (tecnicamente conhecidos como termofixos), usados na indústria eletro-eletrônica e na produção de alguns computadores, telefones e eletrodomésticos; e isopor.

NÃO RECICLÁVEL: plásticos tipo celofane; embalagens plásticas metalizadas, por exemplo, de alguns salgadinhos.

Título-Vidro

RECICLÁVEL: garrafas de bebida alcoólica e não-alcoólica; frascos em geral ( molhos, condimentos, remédios, perfumes, produtos de limpeza); potes de produtos alimentícios e cacos de qualquer dos produtos acima.

NÃO RECICLÁVEL: espelhos; vidros de janelas; vidros de automóveis; lâmpadas; tubos de televisão e válvulas; ampolas de medicamentos; cristal e vidros temperados planos ou de utensílios domésticos.

Título-Metal

RECICLÁVEL: tampas de metal; ferragens e canos; latas de aço e alumínio; chaves e esquadrias e molduras.

NÃO RECICLÁVEL: esponjas de aço; clips e grampos.

COMO PREPARAR O LIXO PARA A COLETA

Plásticos: lave-os bem para que não fiquem restos do produto, principalmente no caso de detergentes e xampus, que podem dificultar a triagem e o aproveitamento do material.

Vidros: lave-os bem e retire as tampas.

Metais: latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento.

Papéis: podem ser guardados diretamente em sacos plásticos.

O QUE MAIS PODE SER RECICLADO?

Pilhas, baterias e óleo de cozinha também podem, porém precisam ser descartados em locais específicos. O Supermercado Pão de Açúcar possui estações específicas para coleta do óleo.

O QUE É A CULTURA DOS 3RS?

Os 3 RS fazem referência ao RECICLAR, REUTILIZAR E REDUZIR. Primeiro reduza para evitar desperdício. Depois reutilize para aproveitar o máximo dos materiais antes de descartá-los. E, por fim, recicle. A reciclagem é sempre última opção dentre os 3RS porque é também um processo industrial e não tem como ser feito sem o uso de água e energia.

COMO FAÇO PARA DESCARTAR O LIXO RECICLÁVEL?

O primeiro passo é ver se sua cidade possui algum sistema de coleta. Para quem mora em São Paulo, saiba que a Prefeitura faz esse trabalho. Basta entrar no site e consultar os dias e horários para sua rua.

Outra facilidade são as estações de reciclagem do Supermercado Pão de Açúcar. Elas estão em praticamente todas as lojas, assim como em algumas do Extra Hipermercados. Acesse o site e confira.

Acho que não ficou mais dúvida, né? ; )

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 Comentários

  1. Marina disse:

    Para quem mora em Osasco – SP, existem diversos pontos de coleta de Óleo de Cozinha. Entrem em contato com a Secretaria do Meio Ambiente através do telefone 3652-9109.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


© 2012-2013 home 4 two | Todos os direitos reservados | powered by wordpress | tema por xcake